SOBRE CHAPECÓ

Chapecó é um município brasileiro do estado de Santa Catarina com pouco mais de 100 anos. Considerada a capital brasileira da agroindústria e capital catarinense de turismo de negócios, foi totalmente planejada, e seu traçado é em forma de xadrez.

Com uma população estimada em mais ou menos 220.000 habitantes, porém tem cadastrados mais de 340 mil usuários com Cartão Nacional do SUS - Sistema Único de Saúde, é a sexta cidade mais populosa de Santa Catarina e a mais populosa do interior do estado.  

Chapecó está localizada no Oeste Catarinense, na inserção da bacia hidrográfica do rio Uruguai, cujo curso define a divisa com o estado do Rio Grande do Sul. Os municípios vizinhos são, basicamente, antigos distritos desmembrados, como Cordilheira Alta, Seara, Xaxim, Coronel Freitas, Guatambu e Nova Itaberaba.

A cidade tem 626.060 km²8 . Os indicadores sócio-econômicos da cidade estão entre os mais elevados do país, possuindo um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da ordem de 0.848, sendo o 39º maior IDH municipal do Brasil e o 14º de Santa Catarina.